Foi lindo o evento, com a participação de todos, engajados em divulgar o trabalho de suas instituições.
A Equipe da Arkhé mais uma vez agradece a colaboração de todos, com transporte, som, filmagens, alimentos, água, organização, e tudo o que não poderíamos ter feito sózinhos.
Mais uma vez a vivência da Rede nos fazendo crescer!
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
CONVITE
Convidamos as instituições para participarem do lançamento da Rede de Cidadania Ativa de Capão Bonito. Dia 06 de dezembro de 2011 no Salão do Asilo no Parque das Águas, localizado à Rua Mario Milani, s/n, às 14 horas. Venham conhecer esta forma de atuação conjunta apoiada pela FIBRIA CELULOSE S/A, executada pela ARKHÉ SOCIOAMBIENTAL LTDA.
A Rede Socioambiental de Cidadania Ativa, constituída em 2011, tem como missão promover ações que visem o desenvolvimento socioambiental e sustentável, integrando, divulgando, acompanhando, apoiando, mobilizando, capacitando e fortalecendo as instituições sociais que atendam às comunidades de Capão Bonito, envolvendo parcerias com poder público, iniciativa privada, setor acadêmico, instituições ambientalistas e outros.
Lideranças locais e gestores das instituições são capacitados para o exercício de uma gestão pautada em ações planejadas e sustentáveis, de maneira que as instituições participantes continuem com autonomia de gestão, mas aprendam a trabalhar e atuar em conjunto com as demais, em busca de objetivos comuns. Por meio de planejamentos estratégicos e participativos, as comunidades serão estimuladas a refletir sobre os problemas que as afligem, a sonhar coletivamente as melhorias necessárias, a definir quais as ações prioritárias, qual a necessidade de intervenção junto aos órgãos públicos e privados e qual a responsabilidade da comunidade na construção do caminho almejado.
A Rede Socioambiental de Cidadania Ativa funcionará como observatório social, a fim de contextualizar sua atuação socioambiental, comporá uma gestão compartilhada, formada pelas as instituições. A Rede é composta por instituições atuantes nas áreas: cultural, ambiental, social, étnica, educação, saúde e outras.
Serão princípios fundamentais deste trabalho a transparência, a equidade e a horizontalidade. E assim, deveremos seguir estabelecendo nossas conexões, valorizando a democracia, a cooperação, influenciando em políticas públicas e a construção coletiva.
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Excursão Educativa
O grupo ECDA, realizará no dia 24 de outubro de 2011, uma excursão educativa com seus alunos ao núcleo de Educação Ambiental na fazenda Santa Inês.
O grupo é formado por voluntários que ensinam deficientes auditivos desta cidade, a ler, escrever e exercer cidadania ativa como cidadãos comuns na sociedade como um todo.
O grupo é formado por voluntários que ensinam deficientes auditivos desta cidade, a ler, escrever e exercer cidadania ativa como cidadãos comuns na sociedade como um todo.
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
"A verdadeira inclusão não é dar o peixe, mas ensinar a pescar"
Porquê Rede?
Um conjunto de pontos interligados. Assim podemos definir rede, de uma maneira muito breve, segundo seu aspecto formal aparente. Rede é um agrupamento de pontos que se ligam a outros pontos por meio de linhas.
Num diagrama qualquer de rede, há necessariamente pontos e linhas. Os pontos representam as unidades que compõem a rede: pessoas, organizações, equipamentos, locais, etc. As linhas representam as relações desses elementos. Podem ser canais de comunicação, estradas, dutos, etc. Recebem o nome de links, arestas, ligações, conexões.
As linhas são mais importantes do que os pontos num desenho de rede. Isso porque são as conexões que fazem a rede. Um conjunto de elementos dispersos no espaço não representa nada se não houver uma conexão entre eles. È o relacionamento entre os pontos que dá qualidade de rede ao conjunto. Não se tem diagrama de rede só com pontos, mas com efeito, pode-se efetivamente desenhar uma rede só com linhas.. Os pontos aparecem no entrecruzamento das linhas. ... è o fenômeno de produção dessas conexões que constitui a dinâmica da rede. A rede se exerce por meio da realização contínua das conexões; ela só pode existir na medida em que houver ligações (sendo) estabelecidas.
Num diagrama qualquer de rede, há necessariamente pontos e linhas. Os pontos representam as unidades que compõem a rede: pessoas, organizações, equipamentos, locais, etc. As linhas representam as relações desses elementos. Podem ser canais de comunicação, estradas, dutos, etc. Recebem o nome de links, arestas, ligações, conexões.
As linhas são mais importantes do que os pontos num desenho de rede. Isso porque são as conexões que fazem a rede. Um conjunto de elementos dispersos no espaço não representa nada se não houver uma conexão entre eles. È o relacionamento entre os pontos que dá qualidade de rede ao conjunto. Não se tem diagrama de rede só com pontos, mas com efeito, pode-se efetivamente desenhar uma rede só com linhas.. Os pontos aparecem no entrecruzamento das linhas.
... è o fenômeno de produção dessas conexões que constitui a dinâmica da rede. A rede se exerce por meio da realização contínua das conexões; ela só pode existir na medida em que houver ligações (sendo) estabelecidas.
Porém, de nada adianta para a rede a existência de um grande número de pontos sem que estejam acompanhados de um considerável número de linhas. Muitos pontos pouco interligados têm menos qualidade de rede do que poucos pontos profundamente conectados. A medida da rede é o numero de conexões, não de pontos.
(texto extraído do livro REDES – uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização - WWF Brasil/2003)
Quando o pescador estendeu sua rede na agua percebeu que ela se deitava espraiada e tentava sempre alcançar o espaço mais amplo que podia.
Ele olhou, analisou e viu que nenhum NÓ desta rede estava acima dos outros, nem era mais importante que os outros. Nenhum NÓ podia pensar nos outros como competidores, adversários ou inimigos.
Todos eram igualmente necessários.
Todos eram igualmente necessários.
E cada NÓ sabia que ao fazer parte desta rede estaria fortemente ligado a mais quatro NÓS ao seu redor que por sua vez estavam ligados a quatro outros NÓS numa progressão exponencial para formar a rede.
Portanto entendeu que cada NÓ tem consciência de sua responsabilidade por si, pela sua ligação com os quatros NÓS seus vizinhos e assim pela
integridade de sua rede inteira.
integridade de sua rede inteira.
Cada NÓ sabe que é único e que os outros NÓS também são únicos. É esta diversidade de NÓS que no final formam a unidade da rede.
Quando o pescador para e reflete sobre esta maravilhosa e simples complexidade, lagrimas de emoção escorrem de seus olhos.
A rede existe e esta ali a sua frente.
A rede existe e esta ali a sua frente.
Ele passa a amar a rede, pois percebe ser ela obra dele e vê o
quanto ela é bela e eficaz no seu dia dia.
Ela reflete a maravilhosamente simples complexidade que ela é...
(adaptação de texto de autor desconhecido).
quanto ela é bela e eficaz no seu dia dia.
Ela reflete a maravilhosamente simples complexidade que ela é...
(adaptação de texto de autor desconhecido).
Apresentação
Em Capão Bonito existem muitas associações e entidades que tem por missão realizar o bem ao próximo, vivem quase sempre com falta de recursos e se não fosse a força de seus integrantes e voluntários muitas já teriam fechado as portas deixando a população passando por mais dificuldades. Muitas não contam com o acesso ao Poder Publico e quando contam nem sempre tem o retorno esperado. Muitas vezes são tratadas como problemas e não como parceiras na busca por soluções conjuntas.
Hoje, cada uma atua de forma autônoma, cuida somente dos interesses próprios, usando a sua expertise somente nos interesses da sua associação ou entidade e agem de modo isolado e com isso enfrentam dificuldades na realização e principalmente na concretização de seus projetos.
É para mudar esta realidade e para que isto não aconteça mais nessa cidade é que as associações abaixo relacionadas
· Grupo Voluntario de Combate ao Câncer
· Fundação Assistencial Paz e Amor
· Asilo São Vicente de Paula
· ADOCÃO
· APAE
· ECDA
· ACAMAR
· IDEAS
· Núcleo de Educação Ambiental - Nea Fibria
· Associação de Moradores da Vila Maria
· Centro de Assistência Social de Capão Bonito
· Associação Olho D’água do Panema
· Associação Comunitária Flor do Panema
· Associação Cultural Caipira Cuitelo
· Associação da Consciência Negra Erê de Capão Bonito
· Legionários na Defesa do Menor
· Associação dos Moradores do Jardim Europa
· Associação Dos Moradores da Vila São Paulo e Bela Vista
· Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Boa Esperança
· Conselho Municipal dos Produtores Rurais
· Associação do Bairro Nova Capão Bonito
· Associação do Bairro Vila Aparecida
uniram-se para a formalização de um sistema capaz de reunir e organizar pessoas e instituições de forma horizontal, igualitária e democrática, a fim de construir novos compromissos que beneficiem a vida das suas comunidades fazendo com que as mesmas sejam reconhecidas, e amparem umas as outras na procura de soluções sustentáveis para os problemas das comunidades a que representam.
Rede Socioambiental de Cidadania Ativa
Este projeto nasce do desejo comum deste grupo de organizações sociais de transformar a realidade da cidadania na cidade de Capão Bonito. É fruto do esforço para solucionar questões específicas e para ser bem sucedido esta sendo elaborado com a participação ativa de todos para revelar aos interessados o que a nova instituição pretende fazer, por que deve fazer, e quais as possibilidades reais de obter os resultados esperados.
Pretende que as ações reflitam positivamente no cotidiano de toda a população, seja na área preventiva da saúde, na cultura e esportes, na preservação do meio-ambiente, nos direitos humanos, ou qualquer outra que vise proteger o respeito à vida em suas varias formas.
Missão
A Rede Socioambiental de Cidadania Ativa terá como missão promover ações que visem o desenvolvimento socioambiental e sustentável, integrando, divulgando, acompanhando, apoiando, mobilizando, capacitando e fortalecendo as instituições sociais que atendam à comunidade de Capão Bonito, envolvendo a parceria do poder público e da iniciativa privada.
Lideranças locais e gestores das entidades serão capacitados para o exercício de uma gestão institucional pautada em ações planejadas e sustentáveis, de maneira que as instituições participantes continuem com autonomia de gestão, mas aprendam trabalhar e atuar em conjunto com as demais da rede em busca de objetivos comuns. A partir de mecanismos de discussão, as comunidades serão estimuladas a refletir sobre os problemas que as afligem, a sonhar coletivamente as melhorias necessárias, a definir quais as ações prioritárias, qual a necessidade de intervenção junto aos órgãos públicos e privados e qual a responsabilidade da comunidade na construção do caminho almejado.
A Rede Socioambiental de Cidadania Ativa terá gestão compartilhada entre as entidades associadas, devendo haver sistema de rodizio na gerencia administrativa.
A Rede Socioambiental de Cidadania Ativa funcionará como observatório social, com a realização de encontros periódicos e reuniões temáticas realizadas em espaço próprio criado para o funcionamento da rede com infraestrutura que permita e facilite sua existência,
Serão princípios fundamentais deste trabalho a transparência, a equidade e a horizontalidade. E assim, deveremos seguir estabelecendo nossas conexões, valorizando a democracia, a cooperação e a construção coletiva.
Assinar:
Postagens (Atom)